sexta-feira, 10 de maio de 2019

Capítulo 2 - Grandes Nomes do Marketing: Sergio Zyman

Sergio Zyman é um Mexicano, nascido em julho de 1943 e carrega o cunho da New Coke.

Se você não conhece a história da New Coke, clica aqui abaixo para conferir

Zyman é um executivo, ex-diretor de marketing da Coca-Cola Company. Sua carreira ficou marcada pelo sucesso da implantação da linha de produtos diet da empresa e como disse logo acima pelo fracasso do refrigerante New Coke em 1985, vendido como substituto da Coca Cola.

Considerado um dos maiores erros de marketing cometidos desde o lançamento do Ford Edsel, a New Coke serviu para fortalecer a Pepsi, maior concorrente da Coca Cola.

Após 77 dias de maciça propaganda, a New Coke foi retirada do mercado por conta da alta rejeição dos consumidores e a formula original foi reintroduzida enquanto que Zyman renunciaria ao cargo, tendo sua carreira marcada.

Ao sair da Coca Cola, Sergio Zyman criou a Z, empresa de consultoria e aos poucos reconstruiu sua carreira.

Após sete anos, retornaria com sucesso ao cargo na Coca Cola.
Em 2005, venderia parte de sua empresa de consultoria ao MDC Partners por cerca de US$60 milhões.

Frases Famosas de Sergio Zyman

Sergio Zyman tem uma visão de marketing bem polêmica, ou como alguns preferem, "bem capitalista".


Confira abaixo algumas frases do profissional:
"Quando as pessoas estão confusas e não sabem o que pensar, é momento ideal para você lhes dizer o que fazer".

"Você pode estar sendo ludibriado pela crença de que volume é tudo o que conta, quando na verdade está destruindo a sua marca, produto ou serviço".

"Quando você decide o que quer que o futuro seja, precisa criar as ferramentas necessárias para levá-lo até lá".

O Fim Do Marketing Como Conhecemos

Zyman apresenta uma visão, considerada por muitos como polêmica, em seu livro "O Fim do Marketing como Nós conhecemos" - lançado em 1999, ele mostra uma série de pontos de vista e críticas sobre o "Marketing Tradicional".

Lá no ano de 1999 Sergio Zyman defendia que a preocupação do Marketing era com imagem - criar marcas amadas por seus consumidores. O grande objetivo era (ou ainda é) criar campanhas que ganham prêmios
As palavras mais faladas nesse meio são "relacionamento", "engajamento" e "intimidade". Isso parece familiar? Pois é, o problema é que isso não está funcionando.

Na sua visão Marketing, Sergio Zyman afirma que só é Marketing quando vende tudo que uma empresa é capaz de produzir
Nada no marketing que não traga vendas, não deve ser feito.

Ele busca desmitificar que o Marketing não é mágica, mas sim uma ciência. Ele provou isso diversas vezes cortando comerciais consagrados que o publico amava, simplesmente porque eles não geravam impacto de vendas para a empresa.

Com essa visão, ele dizia que o Marketing tradicional estava Morto!

Destaques do Livro de Sergio Zyman

1.Porque utilizar marketing? Para ganhar dinheiro.
No livro ele começa falando que a maioria das empresas nos EUA não tem como principal objetivo o lucro. Ele afirma que na maioria dos casos, a missão da empresa é algo como: "Oferecer produtos melhores, estimular a satisfação de nossos funcionários, responsabilidade ambiental".

Todos esses pontos são importantes, mas o autor defende que o objetivo, a missão, o fim de uma empresa deve ser simplesmente isto: Tornar-se a melhor e mais lucrativa.

No Marketing isso se reflete na hora de escolher uma mídia, definir um orçamento ou se satisfazer com um resultado. Se a empresa não tem foco no lucro, vai ficar satisfeita com uma campanha que angaria muitos seguidores no Facebook ou que causa comoção nos funcionários, mas que não vendeu o que ela poderia vender

Assim quando as vendas baixarem, qual vai ser o primeiro custo a ser cortado? Marketing

É fácil de cortar e não soluciona o problema de vendas. Já o novo Marketing de Zyman, numa baixa de vendas, se aumentaria o investimento em Marketing como ele fez na Coca-Cola levando a empresa de US$68 Bilhões para US$193 Bilhões.

2. Não confie em "Megamarcas"
Em empresas do porte da Coca-Cola Company, que tem diversas linhas de produto, muitas vezes é comum construir uma "megamarca", que vai tentando ter mais e mais mercado, agradar mais e mais públicos utilizando a marca já consolidada.
O problema disso é que uma "megamarca" perde sua individualidade, e isso é que gera afinidade do público. Por isso, criar linha de produtos com marcas paralelas para nichos diferentes é uma solução mais interessante.

3. A imagem não é importante?
No livro, Zyman se defende dos julgamentos do mercado, que dizem que ele não se importa com a construção de imagem, que por causa da sua visão, isso seria uma perda de tempo. Isso é um equivoco

Na visão de Zyman a construção da imagem é sim muito importante.
O erro é o profissional de Marketing se esconder atrás disso para justificar a falta de resultados do seu trabalho.

4. Se as pessoas estão jejuando durante o dia, venda para elas de noite
Quanto um produto começa a ganhar escala e até se tornar global, é fundamental levar em consideração as diferentes culturas em que o seu produto está inserido. 

Ele trás o exemplo de uma projeção que previa uma queda nas vendas da Coca-Cola em Janeiro no Oriente Médio, a explicação era que nesse período a maior parte da população participava do ramadã, o jejum muçulmano, durante todo esse período os muçulmanos não podem comer nem beber entre o alvorecer e o pôr do sol.

Muitas empresas aceitariam essa projeção, a famosa sazonalidade que para muitos faz parte do negócio, mas para Zyman, não.

Ele foi entender o comportamento daquele público na região, e descobriu que o problema não era que o público não estava disposto a consumir naquele período, mas sim não tinha disponibilidade, já que as lojas fechavam a noite que era o único período de consumo. Assim a publicidade foi modificada dando motivos para o publico estocar o produto e consumir após o período de jejum, aliado com ações de venda a noite.

Polêmico, controverso? Ou simplesmente gênio?

#NãoPodeParar.

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