Como ferramenta de marketing, a embalagem deve trabalhar no intuito de atingir seu objetivo que é o de criar ligações emocionais positivas entre as marcas, os produtos e os consumidores, influenciando as decisões de compra e facilitando assim as vendas.
Arrisco dizer que há embalagens mais legais que os próprios produtos que elas carregam.
É através dela que a marca, o produto e a empresa que oferece este produto realizam o contato mais direto possível com o consumidor. É a embalagem que está presente no ponto-de-venda, no momento da compra, e é através dela que o consumidor terá o primeiro contato, após receber as primeiras informações através de comerciais veiculados na mídia.
A embalagem é uma das "principais ferramentas" quando um produto tenta se reposicionar no mercado, querendo passar a imagem de "produto novo".
Basicamente, bem por cima há 2 tipos de embalagens, confere:
As embalagens primárias são variadas, possuem tamanhos, formas e materiais diferentes.
Algumas literaturas trazem: embalagem primária (contato com produto), embalagem secundária (contem a embalagem primária) e embalagem terciária (transporte).
Olha o exemplo da Heineken as embalagens "Primária" e "Secundária".
View » Visibilidade, pois esta embalagem deverá chamar a atenção no ponto de vendas;
Information » Informação do produto, onde deverão estar contidas de forma visível na embalagem;
Emotional Appeal » Apelo Emocional, onde esta embalagem deverá ter a capacidade de despertar um sentimento ou desejo no seu consumidor;
Workability » Funcionalidade, ou seja, a forma como esta embalagem protege o produto, ou como ela vai facilitar o consumo, ou o acesso a ele.
Em resumo, antes de um produto sensacional, é preciso pensar em uma embalagem sensacional que além de qualquer coisa chame a atenção para seu produto.
Arrisco dizer que há embalagens mais legais que os próprios produtos que elas carregam.
Funções das Embalagens
Além de todas as funções utilitárias, como a conservação do produto, guia de informações sobre o conteúdo, manutenção da integridade, a embalagem apresenta uma função fundamental:É através dela que a marca, o produto e a empresa que oferece este produto realizam o contato mais direto possível com o consumidor. É a embalagem que está presente no ponto-de-venda, no momento da compra, e é através dela que o consumidor terá o primeiro contato, após receber as primeiras informações através de comerciais veiculados na mídia.
A embalagem é uma das "principais ferramentas" quando um produto tenta se reposicionar no mercado, querendo passar a imagem de "produto novo".
Basicamente, bem por cima há 2 tipos de embalagens, confere:
O Que é Embalagem Primária?
É a embalagem que reveste o produto diretamente, é a que entra em contato com o alimento ou bebida por exemplo... Ou seja, ao abri-la, você já tem contato direto com o produto.As embalagens primárias são variadas, possuem tamanhos, formas e materiais diferentes.
O Que é Embalagem Secundária?
É a embalagem de transporte e armazenamento. Basicamente é a embalagem da embalagem primária.Algumas literaturas trazem: embalagem primária (contato com produto), embalagem secundária (contem a embalagem primária) e embalagem terciária (transporte).
Olha o exemplo da Heineken as embalagens "Primária" e "Secundária".
O Modelo View
Para se considerar uma embalagem eficiente, o professor Terence Shimp descreve em seu livro Comunicação Integrada de Marketing – Propaganda e Promoção o modelo lembrado através do acrônimo VIEW, confere abaixo:View » Visibilidade, pois esta embalagem deverá chamar a atenção no ponto de vendas;
Information » Informação do produto, onde deverão estar contidas de forma visível na embalagem;
Emotional Appeal » Apelo Emocional, onde esta embalagem deverá ter a capacidade de despertar um sentimento ou desejo no seu consumidor;
Workability » Funcionalidade, ou seja, a forma como esta embalagem protege o produto, ou como ela vai facilitar o consumo, ou o acesso a ele.
Em resumo, antes de um produto sensacional, é preciso pensar em uma embalagem sensacional que além de qualquer coisa chame a atenção para seu produto.
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