sexta-feira, 12 de abril de 2019

Como Selecionar Um Segmento de Mercado?

As empresas de mais sucesso, normalmente são aquelas que selecionam adequadamente o mercado onde irão atuar.

Basicamente, depois da avaliação dos Segmentos de Mercado, a empresa deve considerar cinco modelos para selecionar aqueles que pretende atingir.

Seleção de Segmento de Mercado

Com base nisso, a mesma deve adotar o modelo mais adequado para o atingimento dos seus objetivos, com isso a empresa deve escolher:

1. Manter o foco em um único segmento;
2. Trabalhar em vários segmentos;
3. Focar em um produto específico;
4. Focar em um mercado específico;
5. Trabalhar o mercado total.

Concentração em Um Único Segmento

Com o foco em um único segmento a empresa adquire um conhecimento profundo das necessidades e desejos dos seus clientes, com isso aproveita as economias operacionais devido a especialização na produção, distribuição e promoção dos seus produtos e serviços.

Se com isso a empresa conquistar a liderança do seu mercado alvo, normalmente pode obter um alto retorno sobre o investimento (ROI).
Exemplo Prático: a Porsche que se foca no mercado de carros esportivos.

Especialização Seletiva

Neste modo a empresa seleciona um número de segmentos que sejam atraentes e apropriados.

Não existe a necessidade de relação ou sinergia entre eles. Esta estratégia de "multi-segmentos" tem como principal vantagem, a diversificação dos riscos da empresa.

Especialização por Produto

A empresa se especializa em um produto que possa ser vendido em vários segmentos.
Nesse modelo de especialização por produto, a empresa constrói uma sólida reputação na sua área.

Porém, existe o risco de que esse produto seja substituído por uma tecnologia totalmente nova.
Exemplo Prático: Uma empresa de microscópios.

Especialização por Mercado

A empresa opta por atender um grupo de cliente específicos, como por exemplo, instituições, universidades, hospitais ou igrejas de uma determinada área (Segmento Geográfico).

Com isso, a empresa consegue ótima reputação nessa área, com esse grupo de clientes.
Exemplo Prático: A empresa de microscópios acima também comercializar tubos de ensaio, lâminas de vidro e demais itens para laboratórios, escolas, etc.

Cobertura Total do Mercado

Uma empresa que usa esse tipo de abordagem busca atender a todos os grupos de consumidores oferecendo todos os produtos que eles possam precisar.

Apenas empresas muito grandes podem adotar uma estratégia de cobertura total de mercado.

Para isso, utilizam o Marketing de Massa.

#NãoPodeParar.

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