segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Canvas? O que é o Canvas?

Se você é estudante de Administração, seja no curso superior ou seja no técnico é muito possível que você já tenha ouvido falar sobre o "Canvas". 

Se não ouviu ainda, é bem provável que você tenha professores ultrapassados.

O Que de Fato é o Canvas?

Canvas é um modelo esquemático que apresenta em uma tela, o esquema de um modelo de negócios, essa metodologia foi criada por Alex Osterwalder em meados dos anos 2000.

A metodologia do Canvas é muito fácil e gráfica, o que permite que todos se utilizem dela, mesmo aqueles que não tem um conhecimento profundo em administração.

Como Montar o Canvas?

O Canvas é composto por "9 blocos" de itens essenciais para o sucesso de uma empresa, ele pode ser feito literalmente em um quadro branco, folha de papel, murais, tela de algum software específico, ou onde se desejar.

Estando o quadro ou tela visível, é o ideal, assim pode haver um acompanhamento do que foi propostos em cada um dos blocos.

O Canvas proporciona uma visão "panorâmica" dos principais aspectos da empresa, como é funciona, como ela entrega valor aos clientes e consequentemente onde ela pode melhorar ou até mesmo inovar.

Uma das formas de se montar ou executar um, é utilizando post-its, onde os Post-its de uma cor representam o cenário atual da empresa, onde preenche-se os nove blocos. Com uma segunda cor de post-its, são feitas propostas de inovações e melhorias para empresa.

Pronto! Basta bater os olhos no quadro para perceber quais vertentes da empresa podem ser aperfeiçoadas.

Blocos do Canvas

Cada quadrante possui importante papel para o sucesso da empresa, e estão interligados entre si.

Por exemplo, a Estrutura de Custos está diretamente ligada às Fontes de Receita, para que uma empresa opere no "verde" a Estrutura de Receitas precisa ser superior a Estrutura de Custos.

As Parcerias ou Alianças funcionam como "vias de mão dupla", já que podem gerar benefícios para ambas as partes envolvidas e, por muitas vezes, com baixo investimento.

A Atividade Chave deve ser clara, DEVE VENDER VALOR, já que é a força motriz que viabiliza o planejamento da empresa, bem como os Recursos Chaves, que são os meios que a organização se utiliza para disponibilizar seu produto ou serviço ao seu público.

A Proposta de Valor nada mais é do que a razão pela qual sua empresa existe, a missão da empresa, o que ela entrega aos clientes, para o segmento de clientes escolhido.

O item Relacionamento com o cliente é o feed back que a empresa tem do que está fazendo para seu cliente, este item sempre deve ser atualizado, aperfeiçoado, inovado, clientes estão cada vez mais informados.

Canais são as formas em que os produtos ou serviços oferecidos pela empresa podem ser acessados pelos clientes.

#NãoPodeParar.

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